Por Eric
O stegosaurus foi um animal quadrúpede herbívoro que viveu no Jurássico tardio seu nome siginifica saurus: lagarto ; stego: telhado, ele media de 7 á 10 metros de comprimento, ele não era uma presa fácil, pois na ponta de sua cauda havia grandes e ameaçadores espigões que o usava como defesa causando grandes ferimentos em seu predador e em espécies como Stegosaurus Ungulatus por exemplo havia até 8 espigões. Além de espigões cientistas acreditam que o stegosaurus quando estava ameaçado poderia esconder-se em meio a vegetações.
O stegosaurus tinha um cérebro muito pequeno em relação ao corpo o que indica que o animal não era muito inteligente, mas há teorias de que ele poderia ter um segundo cérebro, mas não é exatamente isso, na verdade era uma junção de nervos que serviria para ajudar a controlar a medula espinhal e que chamava-se "plexo sacral".
O crânio do stegosaurus era bem pequeno e estreito em relação ao seu grande corpo, sua mandíbula era pequena e frágil com dentes próprios para mastigar folhas o que indica que o animal alimentava-se de vegetação rasteira. Mas sua mastigação não era tão boa quanto de outros herbívoros, então como foi encontradas em seus fósseis, ele engolia pedras para ajudar na mastigação.
Imagen: health stonesO stegosaurus tinha ao longo de seu corpo placas ósseas que serviriam para regular a temperatura do corpo, ela era revestida com vasos sanguíneos. Alguns pesquisadores acreditam que o stegosaurus usava suas placas para dificultar ataques e atrair fêmeas no acasalamento



































