Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Protoceratops
















O protoceratops viveu há 90 milhões de anos atrás na Mongólia, ele tinha 2,5 de comprimento e 1 de altura, como em sua época havia muitos predadores como por exemplo velociraptor e tarbosaurus sua procriação era em alta como exemplo disso foram encontrados ovos fossilizados no deserto da Mongólia e em um dos ninhos foi encontrado no lado um fóssil de oviraptor que provavelmente estava roubando o ninho e um dos pais protoceratops furioso o matou para proteger os ovos.

Apesar de não ser muito grande o protoceratops não era uma presa fácil pois ele tinha uma cauda grossa, cabeça pesada com um escudo ósseo e pernas fortes, apesar de não parecer ligeiro ele poderia ser rápido para fugir de perigo e proteger seu ninho.

Seu bico era recurvado e seus músculos da mandíbula eram fortes e junto com seus dentes em formato de tesoura ele comia caules e folhas mais duras nas vegetações rasteiras.

Seu escudo ósseo servia provavelmente para atrair a fêmea na época de acasalamento e como outros animais eles também lutavam por elas com fortes cabeçadas até que um fosse nocautiado.

Um dos casos mais famosos de achados de protoceratops foi de um a luta entre ele e o velociraptor, os dois fósseis estavam em posições de luta, os cientistas acreditam que eles podem ter morrido por um ter matado o outro, pois o protoceratos pode ter o esmagado com seu peso e suas fortes pernas e o velociraptor com garras e mordidas, outra hipótese é que tenham sido soterrados por uma forte tempestade de areia o que era comum no deserto.

FICHA TÉCNICA:

  • Tamanho comp.: 1,8 até 2,5
  • Viveu na: Mongólia
  • Alimentação: Herbívora
  • Nome cíentifico: Protoceratops

------------------------------------------------------

Fontes:

  • avph
  • fasículos (Globo)

Um comentário:

  1. Sabe que ate gostei do protoceratops. (Ele pode ate ser meu preferido). RsRsrS

    ResponderExcluir

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!