Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Velociraptor



Dados do animal

Nome científico: Velociraptor Mongolienses
Comprimento: 2 metros
Altura: até 1, 50 metro
Onde foi encontrado: Mongólia
Quando viveu: Cretáceo




O velociraptor foi descoberto no deserto de Góbi em 1923. Em 1970 que a principal descoberta ocorreu, um velociraptor em posição de luta com um protoceratops foi encontrado, as duas teorias de eles terem morrido juntos foi a que eles se mataram na luta ou que uma tempestade de areia, que era comum no deserto.


Velociraptor lutando contra um Protoceratops, descoberta em 1970.

Ele viveu de noventa a setenta milhões de anos atrás, no período Cretáceo. Velociraptor significa "ladrão veloz", ele era um dinossauro rápido, leve e feroz, além disso possuia um cérebro desenvolvido e  uma terrível garra nas patas traseiras. Por isso é considerado um dos mais temíveis predadores.
Existem duas espécies de Velociraptores:
  • Velociraptor Mongolienses
  • Velociraptor Osmolskae



Ele era menor do que os seus parêntes Dromaeossaurídeos, possuia as mesmas características:
  • Garra em forma de "meia lua";
  • Cauda alongada e rígida;
  • Corpo leve e veloz
  • Penas.
As diferenças dele com os outros Dromaeossaurídeos era o tamanho, já dito, fazendo com que ele pesa-se até 35 quilos. O seu crânio também diferenciava-se um pouco, ele era um pouco mais "arrebitado" na frente com a ponta superior alta e inferior também se elevando.




DINOSSAUROS ÁGIL

O velociraptor foi um dos predadores mais ágeis. Como já dito neste texto, o seu corpo era leve e relativamente pequeno, com pernas e braços fortes e com uma cauda comprida e rígida ele poderia alcançar altas velocidades. Estudos do sobre o velociraptor encontrado em Gobi revelam que ele havia ossos que ajudavam ainda mais a inrigecê-la e funcionar ainda mais como contrapeso.




ÓTIMO PREDADOR

Além de sua ótima agilidade, o velociraptor possuía muitas armas de caça.

* Mandíbula: Comprida e equipada com dentes afiados;
* Braços: Compridos e fortes. "Mãos" com três grandes dígitos e equipados com garras enormes e afiadas;
* Pernas: Compridas e fortes ajudando a deixar o animal ainda mais rápido. Na sua pata ele possuía dois dedos com garras normais e em um a sua principal característica: Garra grande e curva.

Muitos dizem que a sua "garra terrível" de 6 centímetros tinha a parte inferior afiada e agúda que usava para rasgra a presa. Um estudo feito pelo o programa da BBC Batalha dos Dinossauros indica que a parte inferior da garra era curva e não era afiada do jeito que se imagina, e era utilizada para furar e rasgar com menos facilidade do que se pensava.




PENAS

A presença de penas no velociraptor sempre foi muito provavel, mas em 2007 uma pesquisa indicou ainda mais isso. Nos ossos foram encontrados calombos em que provavelmente saiam as penas daquele local, os "nós de penas" eram separados de uma distância de 4 milímetros, a pesquisa feita por Alan Turner do Museu de História Natural. As penas são uma estrutura que muito raramente é conservada, mas não é porque não se acha que quer dizer que o animal naõ havia. Além do caso dos estudos evolutivos, as penas também j´tinham utilidades, dizem cientístas: Ajuda em manobras em altas velocidades, no controle de temperatura e até em exibições em épocas de acasalamento. O microraptor o seu parênte menor podia até planar entre árvores, mas o velociraptor não. Não são todos os paleoartistas que retratam ele com penas, observe as imagens desta postagem.


ALIMENTAÇÃO
O velociraptor era carnívoro, ele poderia caçar solitário ou em bandos. Achados indicam que a sua presa mais comum foi o Ceratopsídeo Protoceratops, em sua época ele era um dos principais predadores.




CULTURA POPULAR

 O velociraptor como todos sabem é um dos dinossauros mais famosos atualmente, mas em nem todos os lugares em que ele aparece, está correto. No filme Jurassic Park ele aparece de tamanho exagerado, assim como no jogo Dino Crisis. Ele também aparece  no filme Em Busca pelo Vale Encantado, no documentário da BBC Walking of The Dinosaurs e no Dino Planet.


VEJA O VÍDEO ABAIXO (CENAS DOS FILMES JURASSIC PARK):




Fontes:
  • Wikipédia
  • How Stuf Works
  • Earth Scienses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!