Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Stegosaurus

Por Eric
O stegosaurus foi um animal quadrúpede herbívoro que viveu no Jurássico tardio seu nome siginifica saurus: lagarto ; stego: telhado, ele media de 7 á 10 metros de comprimento, ele não era uma presa fácil, pois na ponta de sua cauda havia grandes e ameaçadores espigões que o usava como defesa causando grandes ferimentos em seu predador e em espécies como Stegosaurus Ungulatus por exemplo havia até 8 espigões. Além de espigões cientistas acreditam que o stegosaurus quando estava ameaçado poderia esconder-se em meio a vegetações.
Em fósseis de stegosaurus já foram encontradas marcas de batalhas entre ele e carnívoros da época como por exemplo allosaurus e ceratosaurus, e nos carnívoros marcas dos espigões do stegosaurus que deveria ter perfurado até o osso do predador.

O stegosaurus tinha um cérebro muito pequeno em relação ao corpo o que indica que o animal não era muito inteligente, mas há teorias de que ele poderia ter um segundo cérebro, mas não é exatamente isso, na verdade era uma junção de nervos que serviria para ajudar a controlar a medula espinhal e que chamava-se "plexo sacral".



O crânio do stegosaurus era bem pequeno e estreito em relação ao seu grande corpo, sua mandíbula era pequena e frágil com dentes próprios para mastigar folhas o que indica que o animal alimentava-se de vegetação rasteira. Mas sua mastigação não era tão boa quanto de outros herbívoros, então como foi encontradas em seus fósseis, ele engolia pedras para ajudar na mastigação.


Imagen: health stones
O stegosaurus tinha ao longo de seu corpo placas ósseas que serviriam para regular a temperatura do corpo, ela era revestida com vasos sanguíneos. Alguns pesquisadores acreditam que o stegosaurus usava suas placas para dificultar ataques e atrair fêmeas no acasalamento






Imagen: search 4 dinos
O stegosaurus é famoso cientificamente e popularmente, por ter um corpo volumoso e com uma fileiras de placas e espigões na cauda, ele ficou mais famoso popularmente por aparecer em filmes e documentários como por exemplo Jurassic Park e Walking with the Dinosaurs.

O stegosaurus é o maior de sua família (estegosaurídeos) e desse gênero só foi encontrado na América do Norte, mas parentes seus como kentrosaurus viveu na Tânzania e o huayangosaurus que viveu na China.
Fonte:
Como tudo funciona
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!