Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Tiranossauro / Tyrannosaurus


O Tyrannosaurus rex é o dinossauro mais conhecido popularmente. Seu nome significa "rei dos répteis tiranos", ele viveu no final do período Cretáceo e era o terópode mais temido de sua região.

Este dinossauro poderia caçar dinossauros de qualquer porte e também se alimentava de carniça, com o herbívoro ceratopsiano Triceratops provavelmente ele travava lutas históricas.

O Tiranossauro alcançava 14 metros de comprimento e 5,8 de altura, suas pernas eram grandes e fortes, características de grandes terópodes, já suas patas dianteiras eram pequenas e simplesmente inúteis não podendo por exemplo alcançar nem sua própria boca. Sua mandíbula tinha 1,2 metro de comprimento e possuía dentes grandes e curvos para trás para arrancar grandes nacos de carne de suas presas.

O rex viveu no final do período cretáceo, principalmente América do Norte e provavelmente presenciou o final dos dinossauros. Onde ele vivia, na América, haviam zonas montanhosas, uma área quente e tempestuosa o que nega o que diz na teoria que o Tiranossauro fica confuso com chuva como é apresentado no livro "O Parque dos Dinossauros".

Em fósseis do Tiranossauro notam-se marcas de batalhas travadas com herbívoros da época e de entre eles mesmos, por território, caça ou acasalamento.

A maioria das pessoas acreditam que o rex foi o maior e mais forte dinossauro carnívoro que já viveu, mas essa ideia está incorreta, pois haviam maiores como o Espinossauro e o Giganotossauro.


No gênero Tiranossauro, ocorria o dimorfismo sexual, tendo sido verificado em fósseis que haviam dois tipos de corpos diferentes, um robusto e outro mais gracioso. Acredita-se que o mais robusto era o da fêmea pois em diferenças morfológicas como por exemplo a pélvis mais larga para permitir a passagem dos ovos, tal como acontece nos crocodilos.

Postura: desde que foi descoberto(1902) pensava-se que o Tiranossauro andava como um tripé com a cauda apoiando no chão, já em 1970 percebeu-se que aquela postura estava incorreta pois resultaria em fraturas e enfraquecimentos em articulaçes. Apesar de tudo isso só na década de 1990 com o filme Jurassic Park que a postura certa foi apresentada. Hoje sabe-se que o Tyrannosaurus andava paralelo ao chão e usava a cauda como contrapeso.

Estimativa de crescimento: comparando os fósseis de diferentes espécimes de Tiranossauro, cientistas puderam fazer várias estimativas de crescimento do animal. O T-Rex crescia muito rápido, principalmente quando chegava à puberdade, o que acontecia aos quatorze anos. Entre essa idade e sua maturidade (dezoito anos) ele explodia na velocidade de crescimento: passava de seis metros de comprimento e duas toneladas para quatorze metros de comprimento e mais seis toneladas.

 O Tiranossauro sem dúvidas é o dinossauro mais famoso popularmente. Desde antes dos sucessos de bilheterias "Jurassic Park" ao lado do Triceratops, ele era famoso entre crianças e adultos. No filme de direção de Steven Spilberg, ele foi o protagonista no 1 e 2. Nos jogos da franquia ele sempre tem presença garantida. Além disso ele aparece em muitos documentários e tem a maior diversidade de brinquedos e bonecos.

2 comentários:

  1. dinoblogdosdino disse:
    muito bom esse seu blog, também gostei muito dessa postagem.

    ResponderExcluir
  2. MANEIRO ESSE BLOG MUITO INTERESSANTE ADOREI MUTO POSTAGEM LEGAIS

    ResponderExcluir

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!