*Descoberta
Braquiossauro, ou Brachiosaurus, nome científico, foi descoberto na formação Morrison, mais especificamente na Bacia Brushy, no Rio Colorado, no oeste dos Estados Unidos.
Em 1883 foi descoberto o primeiro fóssil de Braquiossauro, um crânio, nos Estados Unidos. Entre os primeiros estudos o crânio foi relacionado a um Brontossauro, com estudos com posteriores, o veredicto foi descoberto.
Após as descobertas ele foi enfim batizado em 1903 por Riggs Hill. Seu fóssil mais completo está exposto no Museu de História Natural de Chicago.
*Anatomia
Sendo um saurópode braquiossaurídeo o Braquiossauro chegava a 25 metros de comprimento e 15 metros de altura, seu peso era de 90 toneladas.
Ele tinha as pernas dianteiras maiores que as traseiras e seu quadril era mais largo em relação a maioria dos saurópodes. Sua cauda relativamente curta, e grossa, fazia contrapeso com o pescoço que crescia de um ângulo agudo, deixando-o com uma postura mais ereta. Assim ele não podia se erguer na pernas traseiras com o outro saurópode Diplodocus.
*Alimentação
Sua alimentação se baseava em coníferas, entre outros vegetais de grande porte, as folhas retiradas para seu consumo estava sempre à cerca de 4 metros ou mais do solo, já que seu pescoço de 9 metros se estendia a quase 15 metros de altura., sua quantia de alimentação era de cerca de 300 quilos de material vegetal por dia, alguns estudos dizem que ele poderia engolir rochas para ajudar em sua digestão.
O Braquiossauro não tinha um predador principal, já que seu tamanho evitava com que carnívoros o atacassem. Sua forma de defesa baseava-se em andar em bandos e em casos extremos ele poderia usar sua grande garra (uma em cada pata) para "chutar" seus oponentes. Porém o dinossauro que o atacava ocasionalmente e na maioria das vezes em grupo também era o Allosauro, predador de 12 metros de comprimento, maior de todo seu período (Jurássico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário