Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pteranodonte



Dados do Pterossauro:

Nome: Pteranodon
Época: Fim do Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 30 quilos.
Tamanho: 2 metros de altura e 7,5 metros de envergadura.
Alimentação: Peixes

O Pteranodonte foi um réptil voador e não um dinossauro, com 7,5 metros de invergadura, sendo um dos maiores pterossauros. Sua alimentação baseava-se principalmente em peixes, fósseis em seus estômagos comprovão isso. Acredita-se que os Pteranodontes viviam próximos aos oceanos, provavelmente eles faziam como os albatrozes de hoje em dia, pegavam correntes de ar quente para planarem com maior facilidade.


O primeito fóssil foi descoberto por Othiniel Charles Marsh em 1870. O achado estava nos Estados Unidos, em camadas de giz formadas onde antes era uma espécie de mar interior, do período Cretáceo, na zona central da América do Norte.
No ano de 1871 outro paleontólogo famoso, que disputava achados com Marsh encontrou mais partes de fóssil do Pteranodon, mas mesmo assim ainda não se tinha uma aparência concreta do animal.
S.W. Williston, um enviado de Marsh descobriu em 1876 um crânio do mesmo animal, e logo enviou para seu chefe estudar a descoberta. Othiniel Charles Marsh o nomeoui de: Pterodatctylus Oweni (em homenagem a Richard Owen). Esse nome foi dado pois pensava-se que os achados pertenciam a um parente  dos répteis voadores europeus, o qual foi um pensamento errado pois o Petodactylus tinham dentes.
Depois de estudos o nome passou a ser Pteranodon, pois estudos comprovaram que ele não tinha dentes e era um tipo de réptil voador diferente dos já achados. Mas confusões foram criadas, qualquer um desse tipo sem dentes era chamado de Pteranodon, até hoje muitos paleontólogos corrigem espécies para desfazer confusões.



Existem duas espécies de Pteranodontes, são as seguintes:
  • (Abaixo) Pteranodon longiceps: Com 7,5 metros de comprimento, a mais conhecida.

  • (Abaixo) Pteranodon sternbergi: Acredita-se que foi um ancestral do Pteranodon Longiceps, o Sternbergi é maior, com 9 metros de invergadura. Com uma forma característica de fácil identificação, sua crista ereta. Ele foi descoberto por G.F. Sternberg em 1952 e Harkcen em 1966 descobriu mais fósseis. Seu nome é em homenagem ao seu principal descobridor.


O Pteranodon possuía asas compridas com membrana de pele fibrosa, ele não possuía dentes, porém tinha uma ótima habilidade de voo. Havia um risco em suas caças de peixes, enquanto ele planava os mares, ele podia ser pego de surpresa por um plessiossauro, répil marinho.




*NA MÍDIA

Comparação de tamanhos

 Famoso popularmente o pteranodonte tem aparições em várias séries e fimes. O filme mais famoso em que apareçeu foi Jurassic Park 2 e 3. Mas no filme ele tem um erro: há dentes em sua boca e sua ferocidade é demasiada.


Jurasic Park 3

Jurassic Park 2


Fontes:
  • Wikipédia
  • Blog do Ikesaurus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!