Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dinossauros anões viveram na Romênia


  

Magyarosaurus, à esquerda, e Zalmoxes: ilustração mostra diferença de tamanho entre espécimes encontrados em Hateg e seus parentes mais próximos, ambos comparados ao tamanho de um homem adulto. Em vermelho, as espécies da ilha, que possuíam metade do tamanho e oito vezes menos massa que as versões não anãs.


A primeira providência foi verificar se as espécies encontradas eram de fato anãs, e não apenas filhotes de dinossauros. A análise dos ossos provou o que os cientistas já suspeitavam: todos os espécimes analisados eram adultos.


Os resultados confirmaram que as espécies da ilha passaram por um processo evolutivo que as fez diminuir de tamanho. Em outras palavras, a teoria diz que grandes animais isolados em uma ilha têm basicamente duas opções: ou se tornam extintos porque não há espaço suficiente para a sobrevivência de uma população razoável, ou se adaptam. Um dos jeitos de se adaptar é, justamente, se tornar menor, geração após geração.

Essa transformação não acontece em um passe de mágica, mas sim gradualmente: os animais menores têm mais chances de sobreviver pois precisam de menos alimento e espaço. Dessa forma, tendem a se reproduzir mais, passando seus genes a um maior número de espécimes da próxima geração... E assim sucessivamente.

Ainda não se sabe como os dinossauros foram parar em Hateg. Eles podem ter ficado ilhados conforme o nível do mar subia, ou terem nadado até lá (ou até mesmo arrastados pela corrente). De qualquer forma, a pesquisa mostra que, uma vez ilhados, eles evoluíram para se tornarem anões.

 
Fontes:
  • Info Plantão _ Abril
  • Ikessauro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!