Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Abydosaurus mcintoshi é descoberto


Ilustração do dinossauro Abydosaurus mcintoshi


Paleontologistas descobrem uma nova espécie de saurópode (os dinossauros pescoçudos) e a batizam Abydosaurus mcintoshi. Mas calma: não confunda com o nome Macintosh, dos computadores da Apple!

Pertencente ao grupo dos gigantes herbívoros de longos pescoços e caudas, a espécie recém descoberta viveu há 105 milhões de anos e tem como parente mais próximo o Braquiossauro, que habitou a Terra 45 milhões de anos antes.


Os quatro crânios de jovens dinossauros – dois deles intactos – foram encontrados em uma pedreira no Monumento Nacional ao Dinossauro, perto de Vernel, no estado americano de Utah. O local de escavação é próximo ao rio Green – e daí, surgiu a idéia para Abydosaurus mcintoshi.


O local de escavação e a equipe se preparando para remover um osso.


Abydos é o nome grego para uma cidade nas margens do Rio Nilo que, segundo a crença, seria o local onde estão enterradas justamente a cabeça e o pescoço de Osíris, o deus egípcio da vida, morte e fertilidade. Já Sauros é a palavra grega para lagarto.


O nome específico, mcintoshi, é em homenagem ao paleontologista americano Jack McIntosh por suas contribuições ao estudo dos saurópodes. Em 1975 ele expôs o mito do Brontossauro: o esqueleto não passava de uma montagem entre os o corpo de um Apatosaurus e o crânio de um Camarasaurus.

A descoberta em Utah é importante pois crânios completos, como esses, só foram recuperados para oito das 120 espécies conhecidas de saurópodes. Suas cabeças representam apenas 1/200 do volume total do corpo e, porque ficavam sobre pescoços muito compridos, são mais leves que o crânio dos mamíferos. Ao invés de possuírem ossos espessos, os crânios dos saurópodes são finos, e as partes unidas por um tecido macio. Geralmente, após a morte, eles se desmancham e desintegram rapidamente.


Geólogo da Universidade Brigham Young, Brook Pitt, um dos co-autores do estudo, ao lado de um dos crânios descobertos.


Fontes:
  • Info Plantão
  • Ikessauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!