Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Deinonychus

RESUMO DO ANIMAL


O Deinonychus foi um dos predadores mais violentos do passado, apesar de não ser muito grande.
Ele era um animal bípede, com média de 3,4 metros de comprimento, 2 de altura e estima-se que pesava 73 quilos.


Deinonychus



HISTÓRIA





O primeiro fóssil de Deinonychus foi encontrado em Montana em 1931 por uma equipe liderada pelo paleontólogo Barnum Brown, além desse, outros fósseis foram encontrados em Wyoming, depósitos em Oklahoma, na América do Norte.
Do esqueleto descoberto por Brown ( o primeiro ), em seu lado havia um fóssil de Tenontosaurus e o esqueleto do carnívoro foi informalmente chamado de "Daptosaurus". Eles foram preparados para uma exposição, a qual não aconteceu. Depois disso, Brown voltou a Montana e desenterrou o carnívoro e o nome-ou então informalmente ( de novo ) "Megalodontosaurus". Depois disso, John Ostrom notou que no material descoberto constatava dentes de Deinonychus, mas o corpo era diferente, o que ficou com o nome de Microvenator. Já em 1964, 30 anos depois, John Ostrom e Grant E. Meyer pesquisaram o Daptosaurus, 3 anos depois, em 1969, publicaram o material analisado e o nomeou de: Deinonychus Anthirropus.

O qual os siginificados são:
  • Deinonychus: "garra terrível".
  • Anthirropus: "cauda contra - balanceada".
Não é um material muito completo o desse animal, o esqueleto mais completo da espécie está exposto no Museu Americano de História Natural.

-------------------------------------------

Até a descoberta de Barnum Brown, o Deinonychus, no século XX, pensava-se que os dinossauros eram animais lerdos, estúpidos, burros e condenados á morte. Mas após as pesquisas feitas sobre o Deinonychus, mudou dastricamente o conceito na paleontologia. Percebeu-se que os animais eram mais eretos, além de ágeis, relativamentes inteligentes e que poderiam ser terríveis predadores ( por exemplo ) e de ectotérmicos a possivelmente endotérmicos. Também mudou o conceito evolutivos dos dinossauros. Todo esse período de novos conceitos, foi denominado Renascimento dos Dinossauros. Com descobertas de dromaeossauros na Ásia vem percebendo que eles eram plumados, revestidos de penas, mas alguns ilustradores não o demonstram assim.


Ilustração de Deinonychus, com penas




Caça



O Deinonychus era um dos melhores predadores que já viveu. Com sua grande garra curva em forma de foice que havia em seu pé, além de outras um pouco menores, e seus braços e pernas compridos e fortes ele poderia dar saltos íncriveis e sua forte mordida com dentes serrilhados, em sua caça esse animal era fatal.



Além de tudo isso o Deinonychus contava com outras armas:



  1. Camuflagem: Acredita-se que ele tinha uma pele listrada similar a de um tigre, que poderia o camuflar-se em meio a o ambiente.
  2. Caça em bando: O Deinonychus caçavam em bando, ou seja, caçavam presas bem maiores que eles, por causa de suas boas técnicas e o número de animais em seu bando.

  3. Inteligência: Os Deinonychus tinham cérebros relativamente grandes comparados a outros dinossauros, como outros dromaeosaurídeos. Essa era uma das características que destaca esse animal, como outros de sua família de todos os dinossauros, comparados apenas com os trodontídeos.

O Deinonychus precisava mesmo ser bem preparado para viver em sua época. Em Montana, América do Norte onde o próprio vivia, havia herbívoros como por exemplo o: Sauropelta, Zephirosaurus e uma de suas presas "favoritas" como o Tenontosaurus. Em Oklahoma, o ambiente era mais perigoso, onde ele poderia virar presa, o imenso Acrocanthosaurus vivia lá, além do gigantesco saurópode Sauroposeidon. Entre outros.


Deinonychus atacando um Tenontosaurus



Garras


Através de estudos sobre a garra maior que ficava no pé do Deinonychus, percebeu-ce que ela varia de tamanho e força. A garra variava a cada espécime, por causa da idade do animal, sexo e a vida do próprio.

A espécime descoberta por Ostrom em 1969, possuía uma garra forte e bem curvada, já a de uma outra espécime descoberta mais recentemente, em 1976, tinha uma garra menos curvada, relativamente menor e mais fraca, similar as outras do pé.

O Deinonychus não andava com a garra maior encostada no chão, pois isso poderia danifica-la, e sim usava o terceiro e quarto dedo para fixar-se no solo.

Desde a descoberta do Deinonychus tem muitas teorias de como ele usa-ra suas garras. Quando Ostrom descobriu o próprio, disse que ele usava suas garras no ato do chute retalhando suas presas, já outros especialistas dizem que ele a usava pra fazer pequenas cortes, em golpes sequenciais.

Em 2005 foi criada uma réplica robótica do Deinonychus, para ver com mais realidade seus golpes e sua força, com a anatomia dele e do Velociraptor. Usando como presas carcaças de suínos, as garras só fizeram cortes superficiais, não perfurando profundamente. Os autores disso levantaram a hipótese que as garras seriam melhor para escalada e golpes mais superficiais e não para mata-las com muita facilidade.

O Deinonychus já foi comparado com o Casuar e o Avestruz, por causa das garras. Já ocorreu casos em que um Casuar matar um homem e dois cachorros, sendo que o Casuar tem uma garra de 125 milímetros, e ele a usava para se defender e caçar.

Avestruz

Casuarius

Pesquisas feitas entre adultos e jovem da espécie mostra que, os jovens tinham armas maiores relativas ao próprio corpo. Com isso especialistas sugerem que o comportamento dos Deinonychus na juventude e maturidade não eram idênticos em vários modos.

Zoom na pata traseira do Deinonychus, repara na grande garra curva do animal

Crânio do Deinonychus

Membros:

Os membros dianteiros do Deinonychus eram grandes e fortes terminados e três dedos seguidos de fortes garras em cada um dos dedos. Eles serviriam para agarrar as presas, cortando-as também.

Já as pernas eram compridas e fortes com ela o Deinonychus alcançava altas velocidades. Nos pés eles tinham três dedos um com a garra descutida nos textos acima, que era a maior, e os outros dois dedos terminavam em garras menores mais afiadas e levemente curvadas, que serviriam para fixar-se no chão e para arranhar e cortar.


Esqueleto de Deinonychus

CLASSIFICAÇÃO DO ANIMAL


Reino:
Animalia


Filo:
Chordata


Classe:
Reptilia


Superordem:
Dinosauria


Ordem:
Saurischia


Subordem:
Theropoda


Infraordem:
Tetanurae


Família:
Dromaeosauridae


Género:
Deinonychus

Deinonychus

Dados do animal

Nome: Deinonychus anthirropus; Deinonychus koreanensis

Comprimento: 3,4 metros

Altura: 1,2 a 2 metros

Alimentação: Carnívora

Quando viveu: 115 milhões de anos atrás, cretáceo médio

Onde viveu: América do Norte ( anthirropus ); sob consulta ( koreanensis )

Quando o Deinonychus viveu

---------------------------------------------------

Deinonychus em velocidade

Fontes:

  • Wikipédia
  • Fásciculos Globo, edição 8
  • Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré - histórica

3 comentários:

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!