Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dinossauros estão com a postura errada




Não confie em tudo que você vê na TV - e nem nos museus. Paleontólogos afirmaram na terça-feira que dinossauros comumente representados na telinha e nos museus não estão na postura certa. A equipe britânica de especialistas em fósseis concluiu que os saurópodes, grupo de dinossauros que engloba os famosos braquiossauros, não andavam com o pescoço estendido para a frente, como costumam ser representados, e sim voltado para o alto, como os cisnes de hoje.
A afirmação, publicada na revista acadêmica Acta Paleontológica Polonica, remonta a espécies que viveram 150 milhões de anos atrás, no final do Jurássico. Para o estudo, pesquisadores liderados por Mike Taylor, da Universidade de Portsmouth, examinaram a postura de uma série de animais vertebrados, como coelhos, gatos e tartarugas. A equipe constatou que, apesar das análises ósseas isoladas sugerirem que o pescoço apontava para a frente, quase todos eles o mantém erguido para cima.
"A menos que os saurópodes levassem suas cabeças e pescoços de forma diferente de qualquer outro vertebrado vivo, temos que pressupor que a base de seu pescoço era fortemente curvada para cima", disse Taylor, segundo reportagem do jornal The Guardian. "Em alguns saurópodes, isso significaria uma graciosa curva em S ao estilo dos cisnes e uma aparência bem diferente das reproduções que costumamos ver hoje em dia", concluiu o paleontologista.
A hipótese fez com o Museu de História Nacional de Londres se pronunciasse de imediato: "As críticas de que vários museus apresentam dinossauros em posições erradas não fazem sentido", disse Paul Barrett, um dos pesquisadores do estabelecimento. "Eu suspeito que nenhum museu tem um saurópode montado em uma posição que não pudesse atingir". Segundo Barret, o pescoço deles pode ter sido vertical "de tempos em tempos", mas eles ainda eram capazes de abaixá-lo para beber.
veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!