Nome: Argentinosaurus huinculensis, do latim "lagarto da Argentina";
Comprimento: 30 a 35 metros;
Altura: 18 a 20 metros;
Peso: 80 a 95 toneladas;
Quando viveu: Cretáceo;
Onde viveu: América do Sul
DESCOBERTA
Foi em 1987 a descoberta do Argentinosaurus, como indica o nome, ele foi encontrado na Argentina, América do Sul. O primeiro a achar seus ossos foi o fazendeiro Guillermo Heredia, que achou os fósseis do animal dentro de sua propriedade e até se confundiu com troncos petrificados. Com o tempo ele perbeu que aquilo eram mesmo enormes ossos.
Após a vinda do paleontólogo Rodolfo Coria e a equipe do Museu Carmen Funes, percebeu-se que aqueles ossos se tratavam de uma nova espécie descoberta.
Acompanhe na pequena linha do tempo o descobrimento do Argentinosaurus:
- 1989: Começam as escavações da nova espécie;
- 1991: Um estudo sobre os ossos foi iniciaso com a ajuda do Dr. José Bonaparte, do Museu de Buenos Aires;
- 1993: O novo dinossauro foi apresentado a comunidade científica.
Ser-Humano comparado a um Argentinosaurus. |
Sabe-se pouco do Argentinosaurus, pois poucos fósseis foram encontrados, porém ele foi um dos maiores dinossauros encontrados até hoje.
Ele vivia em bandos, tinha pernas fortes, pesocoço e cauda compridos e uma cabeça pequena. Seu prinicipal predador provavelmente foi o Giganotosaurus, terópode de 15 metros que viveu junto com o saurópode.
O Argentinosaurus poderia comer de uma a cinco toneladas de vegetais ao dia, para ajudar na digestão eles poderiam engolir pedras, assim poderiam ajudar a moer e triturar os alimentos, auxiliando na digestão.. Seus ovos eram do tamanho de uma bola de futebol. Os filhotes aos cinco anos eram do tamanho de um cachorro da raça Pastor Alemão, e aos 15 teriam o tamanho de um cavalo, e chegariam ao tamanho máximo a cerca de cinquenta anos de idade.
Argentinosaurus provavelmente viviam em bando. |
Fontes:
- Wikipédia
- UOL
Seu blog esta muito legal! continue assim!
ResponderExcluirGrandes Predadores!
www.grandespredadores.blogspot.com