Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

sábado, 19 de março de 2011

Irritator

O Irritator é um terópode Espinossaurídeo, viveu no Cretáceo, há 110 milhões de anos atrás e foi encontrado na América do Sul, Brasil.




Nome: Irritator Challenger
Comprimento: 8 metros
Quando Viveu: Cretáceo
Onde Viveu: América do Sul, Brasil


Irritator significa "Irritante", este curioso nome deriva do fato de quando ele foi encontrado na Chapada do Araripe no Ceará, no Brasil, ele não estava em ótimas condições, então os paleontólogos foram fazer correções em sua façe, o que é comum com os fósseis encontrados lá, que se destinam para a venda, porém as dificuldades nas correções fez com essa fosse uma ação irritante, daí o nome. Challenger é um nome em homenagem ao famoso caçador de fósseis Doutor Challengeri, do Romance Mundo Perdido (Lost World), escrito por Arthur Conan Doyle.




O único fóssil descoberto do Irritator foi um crânio, a base de estudos e espécies semelhantes decobertas na região fez com que se estimasse a anotomia geral e o tamanho do animal.

Seus descobridores foram: Martill, Cruikshank, Frey, Small & amp; Clarke, a desocerta foi em 1996.



O crânio do Irritator mede 84 centímetros.


Logo quando foi encontrado pensou-se que o Irritator era um dinossauro Maniraptor (uma categoria de dinossauro mais moderna, animal normalmente dotado de penas), porém estudo feitos mais tarde, já em 2002, constataram que o Irritator é um Espinossaurídeo. De início foi encontrado só o seu crânio, mas faltando um fragmento da mandíbula, muitos paleontólogos acreditaram que esta parte não encontrada no Irritator, foi exatamente a parte encontrada em outro Espinossaurídeo do Ceará, a espécie Angaturama. Mas novamente os estudiosos estavam enganados, pois já se comprovu que o Irritator e o Angaturama são espécies diferentes.

Com tudo isso, enfim o Irritator enquadrou-se na rara categoria dos Espinossaurídeo, são poucos, 10 no total, os Espinossaurídeo em todo o mundo, porém dois deles viveram no Brasil.




Sua alimentacão se baseia em peixes entre outros animais de pequeno porte, assim como outros Espinossaurídeo.

Não há indicios de que eles viviam em bandos. O habitat principal do Irritator foram territórios próximos a rios, lagos ou até mesmo do mar, e uma região quente e árida.




Reino: Animalia


Filo: Chordata

Classe: Sauropsida

Superordem: Dinosauria

Ordem: Saurischia

Subordem: Theropoda

Família: Spinosauridae

Gênero: Irritator



Fontes:
  • O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil - (Escrito por Luiz E. Anelli e Ilustrções de Felipe Alves Elias.)
  • Wikipédia

Um comentário:

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!