Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ave gigante descoberta na América do Sul

Com 5,2 metros de invergadura, ave estabeleçe novo recorde!

Pássaro teve 70% do esqueleto reconstruído

Durante décadas, fósseis fragmentados sugeriam que as aves pré-históricas tinham envergadura de até 6 metros, mais do que o dobro do albatroz-errante, que detém o recorde atual de envergadura. Agora, arqueólogos conseguiram reconstruir 70% do esqueleto do Pelagornis chilensis, uma ave marinha que viveu cerca de 10 milhões de anos atrás no Chile, e constataram a gigante envergadura de suas asas.

Clique no link "Mais Informações" abaixo e leia a postagem completa!





"Embora estes animais se pareçam com criaturas de Jurassic Park, eles são aves verdadeiras, e seus últimos representantes podem ter coexistido com os primeiros seres humanos na África do Norte", afirmou o paleontologista alemão Gerald Mayr, um dos líderes da pesquisa.



A estrutura óssea reconstruída sugere que o animal tinha uma envergadura óssea de 5,2 metros, a maior já registrada, explicou David Rubilar, um dos líderes da análise realizada pelo Museu Nacional de História Natural do Chile. O estudo foi publicado no Jornal de Paleontologia Vertebrada.

Segundo o estudo, a estrutura óssea do Pelagornis chilensis seria cerca de 40% maior que a estrutura óssea do Argentavis magnificens, pássaro que viveu na Argentina seis milhões de anos atrás. O Argentavis magnificens, no entanto, tinha longas penas nas asas, o que fazia sua envergadura chegar a quase 7 metros.


A ave pertence a um grupo conhecido como pelagornithids, informalmente chamado de pássaro ósseo-dentado. Eles são caracterizados por seu longo bico fino e dentado, como se tivesse dentes. Esses "dentes" provavelmente teriam sido usados para capturar presas escorregadias em mar aberto, tais como peixes e lulas.


Bico era serrilhado e ajudava a capturar presas escorregadias


Segundo o pesquisador, o animal tinha ossos frágeis e fósseis anteriores estavam esmagados, dificultando a constatação do tamanho original da ave. "O novo fóssil está praticamente intacto", afirma Rubilar. Ele explica que a estimativa de que a envergadura das aves pré-históricas ultrapassava 6 metros pode estar exagerada.

O conhecimento do tamanho máximo que pode ser atingido por um pássaro é importante para compreender a física por trás de como os pássaros voam. Este novo fóssil, portanto, pode ajudar cientistas a avaliar melhor as limitações físicas e anatômicas em aves muito grande.


Desenho de como seria o pássaro
 
 
Fonte:
  • Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!