Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Triceratops e Torosaurus são a mesma espécie

Triceratops


Torosaurus
Pesquisadores da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, um dos principais centros americanos de paleontologia, garantem que a ciência errou, durante mais de 100 anos, na classificação de duas espécies de dinossauros. Desde o fim do século 19, acredita-se que os triceratopes e os torossauros eram dois tipos diferentes de dinossauros. O primeiro ostentava dois grandes chifres no topo do crânio e um menor, no nariz, semelhante a um atual rinoceronte. Já o segundo exibia os três chifres e uma formação no topo do crânio em forma oval, parecendo duas enormes orelhas.





Apesar das diferenças, os paleontólogos John Scannella e Jack Horner afirmaram, em artigo publicado ontem no periódico especializado Jornal de Paleontologia Vertebrada que eles, na verdade, eram o mesmo animal, em diferentes estágios de crescimento. De acordo com os cientistas, a confusão sobre o triceratopes e o torossauro é fácil de ser entendida, porque os dinossauros jovens não eram uma miniatura da versão adulta. Eles, de fato, tinham uma aparência muito diferente ao longo da vida, e seus crânios mudavam radicalmente quando estavam maduros.


Os paleontólogos ficam em desvantagem, porque não temos como ir a campo observar o triceratopes crescer, se transformando de um bebê em um adulto, lembram os autores, no estudo. Temos que formular a história baseados apenas nos fósseis. Para conseguir completar essa história, é preciso ter muitas amostras de vários indivíduos, representando diferentes estágios do crescimento, acrescentam. Sem levar em conta as mudanças morfológicas que ocorriam ao longo da vida, superestima-se a variedade dos dinossauros, produzindo uma visão irreal desses animais, sustentam os pesquisadores.


Para chegar à conclusão de que as duas espécies são, na verdade, a mesma, os cientistas estudaram profundamente diferentes fósseis ao longo de 10 anos. O projeto também incluiu a reconstrução do ecossistema do período Cretáceo, que terminou há cerca de 65 milhões de anos, quando houve uma extinção maciça de dinossauros. Como parte do estudo, os paleontólogos foram a campo e recolheram centenas de espécimes. Quase todos eram de triceratopes em diferentes estágios do crescimento. Alguns crânios pertenciam a indivíduos jovens e tinham o tamanho de uma bola de futebol. Os fósseis dos torossauros eram bem mais raros e nenhum sugeria pertencer a um jovem.


Fonte:
  • Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!