Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

sábado, 19 de junho de 2010

Do Brasil a África de 220 milhões de anos

Não fossem os eventos geológicos que atingiram o planeta Terra ao longo de milhões de anos, hoje os brasileiros poderiam assistir aos jogos da Copa do Mundo com mais facilidade e mais perto de casa. Estudos científicos comprovam que os continentes já foram unidos em um único bloco denominado de Pangeia. Comparando a costa da América do Sul com a África é possível observar que os dois continentes são complementares.



Em 2008, uma descoberta em Santa Cruz do Sul reforçou ainda mais essa teoria. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) localizaram no Schoenstatt o primeiro registro brasileiro do Travesodontídeo Menadon sp, um ancestral dos dinossauros que viveu há pelo menos 220 milhões de anos. Até então, fósseis do animal só haviam sido encontrados no continente africano.


Com o objetivo de chamar a atenção para a preservação consciente dos sítios paleontológicos de Santa Cruz devido a sua importância, a Dinosgeo Consultoria Ambiental e Projetos, em parceria com geólogos da Ufrgs, projeta ainda para este ano a realização do 1º Proape Dinosgeo (Projeto Ambientes Preexistentes em Santa Cruz do Sul e Região). A data e local do evento ainda não foram confirmados, mas a iniciativa já é considerada fundamental para contar a história de cada evento geológico ocorrido no município.


Conforme o diretor do departamento administrativo da Dinosgeo, Silmar Haas, a preservação dos fósseis encontrados é muito importante. “Queremos alertar que os animais não podem ser coletados por leigos para que as informações não se percam.” Haas salienta que muitas pessoas não conhecem a riqueza paleontológica existente em Santa Cruz. “Os achados podem promover o município”, assegura. Atualmente, municípios como Candelária e Dona Francisca são reconhecidos mundialmente devido aos seus sítios paleontológicos.


Informações sobre possíveis fósseis podem ser comunicadas à Dinosgeo, que irá entrar em contato com os profissionais da Ufrgs. Da mesma forma, os interessados em participar do 1º Proape podem contatar a empresa para se inscrever. O evento contará com palestras de geólogos e biólogos e com um tour pelas áreas de afloramento.


Fonte:
  • Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!