Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mais um paquicefalossauro descoberto!

Era um herbívoro de tamanho médio (idêntico ao de um cão grande) e viveu há 70 a 80 milhões de anos na América do Norte. Mas a particularidade desta nova espécie de dinossauro, cuja descoberta é relatada pelos seus autores na edição de Abril da revista científica Cretaceous Research, é que ela tinha uma protuberância óssea no topo do crânio.



A equipa de paleontólogos liderada por Nicholas Longrich, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, fez a descoberta de uma série de fósseis de ossos de crânio e concluiu que se trata de um novo gnero e também de uma nova espécie de pachycephalosaurus, um grupo bípede de ossos cranianos volumosos. Os paleontólogos batizaram a nova espécie de Texacephale langstoni. O primeiro nome significa "cabeça do Texas" (região onde foi encontrado) e o segundo é uma homenagem ao paleontólogo e professor já reformado da Universidade do Texas Wann Langston.


A nova espécie vem juntar-se à lista de cerca de uma dezena de dinossauros conhecidos que tinham protuberâncias ósseas no alto do crânio.


De acordo com Nicholas Longrich, esta particularidade poderia estar associada a recontros entre os animais, tal como acontece ainda hoje com algumas espécies que lutam enfrentando-se de cabeça. A descoberta desta espécie vem, por outro lado, reforçar a ideia de que os dinossauros encontrados no Canadá e no Norte dos Estados Unidos eram diferentes dos seus vizinhos sulistas. "Em vez de povoarem todo o continente norte-americano, vemos bolsas de dinossauros que eram muito diferentes entre si e estavam isolados uns dos outros", explicou Nicholas Longrich, citado pela Science Daily.

 
Fonte:
  • DN Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!