Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Convênio recupera barragem no Vale dos Dinossauros





O Monumento Natural Vale dos Dinossauros, localizado no município de Sousa, no Alto Sertão paraibano, agora está mais protegido com um projeto desenvolvido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), através de convênio com o Ministério da Justiça, para a recuperação da barragem e construção do muro greager.

Os serviços, orçados em R$ 224.742,90, tiveram como finalidade recuperar a barragem de nível do Rio do Peixe, desviando parte do volume hídrico do seu leito natural para o canal de alívio e construção do muro greager, que regula a passagem das águas para a proteção do Sítio Paleontológico da ação erosiva das águas fluviais. Em meados de 2001, a barragem de nível sofreu rachaduras, desencadeando ruptura em parte dela.
A Unidade de Conservação está inserida na Caatinga, bioma que só existe no Brasil, e a bacia do Rio do Peixe possui um dos mais expressivos ecossistemas e sítios arqueológicos e paleontológicos do mundo, com pegadas de dinossauros fossilizadas de arenito e lama petrificada, passando a ter reconhecimento mundial dentro da comunidade científica. São pegadas de cinco a 40 centímetros de animais como o tiranossauro rex, alossauro, estegossauro e iguanodonte, que existiram há 120 milhões de anos, nos períodos cretáceo e jurássico. Boa parte deles era de carnívoros.
Desde 1992, a Sudema é responsável pela gestão do Monumento Natural e o projeto de recuperação da área de visitação, como as passarelas, quiosques e museu já está aprovado em um convênio com a Petrobras, devendo ser iniciado no mês de março.


Fonte:
  • ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!