Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Espinossauro






RESUMO DO ANIMAL



O Spinosaurus é um carnívoro de grande porte que viveu no Cretáceo médio, na África, para ser mais específico no norte do continente. Ele tem uma aparencia feroz por causa de sua cabeça crocodilliana e seus grandes braços providos de grandes garras, além de sua grande barbatana nas costas.





ACHADOS


Em 1915 ele foi nomeado por Stromer. Não foram encontrados fósseis muito completos do Spinosaurus, quando encontrado em 1912, no Egito, não foram muitos os ossos descobertos, foram os seguintes:


  • Parte da maxila
  • Parte da mandíbula
  • 19 dentes
  • 2 vértebras cervicais
  • 7 vértebras dorsais
  • 3 vértebras sacrais
  • 1 vértebra caudal
  • Costelas



Com esses fósseis, os pesquisadores puderam estudar os ossos notando principalmente sua grande barbatana nas costas, além de seu crânio alongado, e seu grande porte, estima-se média de 17 metros de comprimento e 6 toneladas de peso.
Mas na época da segunda guerra mundial o museu alemão onde estava guardado o fóssil mais completo, foi bombardeado, num foi só a sua, outras peças de espinossaurídeos que foram encontrados na África também foram destruídas.





BARBATANA




A "barbatana" ou "vela" do Spinosaurus chegava a medir 1,8 metro de altura, a própria que deixou ele um animal mais exclusivo entre os outros, e por causa disso seu nome significa " Lagarto espinho".
A sua barbatana era um alongamento das vértebras da coluna e recoberta provavelmente de pele e gordura ou até carne. Não é concretizada sua verdadeira utilização, mas o mais aceito e mais provável é o regulamento de temperatura, capturando ou retirando o calor do corpo, dependendo da posição que esta virado ao sol.
Na época de acasalamento ele poderia também mudá-la de coloração para chamar a atenção da fêmea.
Ele poderia utilizá-la para intimidar seus rivais, fazendo ele próprio ficar com uma aparência maior e mais assustadora.
Pode ser que o tamanhos e formatos das barbatanas poderia variar do macho para a fêmea, mas essa teoria poderia ser comprovada por novas descobertas, mas em concepções artística as própria são variadas com o modo que cada artista desenha.







COMEDOR DE PEIXES
Diferente do Tyrannosaurus, por exemplo, o Spinosaurus possuía uma cabeça mais alongada como a de uma crocodilo, que chegava a medir 1, 7 metro, e em vez de seus dentes serem curvos para trás, eram retos, mais apropriados para capturar presa menores e mais escorregadias, como peixes.
No Barionix, um animal de sua família, foram encontrados restos de peixes fossilizados na região onde era seu estômago, o que reforça mais ainda essa teoria.
Com tudo dito ficaria mais fácil a captura dessas presas escorregadias, ele ficava a espreita de peixes com a cabeça próxima a água, quando um passava ele o abocanhava podendo pegar até peixes enormes com sua grande "bocarra" e seu focinho alongado e com dentes próprios para isso.




MODO DE ANDAR

O Spinosaurus possuía fortes e grandes pernas traseiras, o que indica que ele era bípede, mas ele também se locomovia de quatro se quisesse pois seus braços também eram de bom tamanho.
Na caça de animais maiores como por exemplo o Ouranosaurus ( Iguanodontídeo de sua época com 10 metros de comprimento ) ele poderia ultilizá-los para matá-lo , pois os seus braços além de serem grandes e fortes, terminavam em três garras assassinas.







TAMANHO


Um assunto muito discutido é "Qual o maior terópode?", a partir de quando encontrou o Spinosaurus a primeira vez, estimou-se que ele tinha média de 17 metros de comprimento, ou seja desse tamanho ele é o maior de todos, e sim maior que os famosos Giganotosaurus e o Tyrannosaurus.



Observe a imagem:






NA MÍDIA

Desde que passou nos cinemas o filme Jurassic Park 3 o Spinosaurus ganhou a fama de ser o maior e mais poderoso dinossauro carnívoro, ainda mais com a famosa luta entre o T Rex e ele, que o próprio deveria sair ferido também, mas mesmo assim saiu o vencedor da batalha.

Apartir daquela época ( 2001 ) ele ganhou mais fama popularmente aparecendo mais bonecos, em jogos, entre outros.



Spinosaurus no Jurassic Park 3



Spinosaurus no jogo: Jurassic Park - Operation Genesis





DADOS DO ANIMAL


Nome popular: Espinossauro
Nome científico: Spinosaurus
Comprimento: Cerca de 15 a 17 metros
Altura: Cerca de 5,5 a 6 metros
Peso: Cerca de 7 toneladas
Onde viveu: África
Quando viveu: Meio do período Cretáceo






--------------------------------------------------------

Fontes:

  • Dinossauros: O Blog do Ikesaurus!
  • Fascículo Salvat, Edição 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!