Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

sábado, 19 de setembro de 2009

Fósseis são provas da evolução dos seres vivos e das mudanças ambientais

Foto redação rede Globo

Foto redação rede Globo

Rastrear o passado - este é o objetivo da paleontologia, o estudo dos seres antigos. A ciência é o assunto desta sexta-feira (18) do Projeto Educação, com a aula de biologia do professor Geraldo Jorge.
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) funciona o Centro de Tecnologia e Geociências. Andar pelo pátio interno do prédio é como passear por um bosque que existiu há milhões de anos, quando o homem ainda nem havia surgido no planeta: é uma exposição ao ar livre de rochas que um dia já foram árvores e que nos ajudam a reconstituir o passado climático da terra, um dos objetivos da paleontologia.
Os fósseis foram encontrados em 1983, durante as obras da hidrelétrica de Itaparica, em Petrolândia, no Sertão do Estado eram troncos de árvores que foram soterradas há 135 milhões de anos. Na época, o clima mais ameno naquela região possibilitava o crescimento de uma vegetação que hoje em dia é mais comum nas regiões Sudeste e Sul do país.
As rochas foram árvores como os pinheiros e as araucárias fossilizadas por sedimentos de sílica, um mineral muito presente em terrenos arenosos. Com o passar dos anos, a sílica substitui a matéria orgânica e assume a mesma forma da estrutura das plantas. Mas este não é o único tipo de fóssil. “Embora a paleontologia estude os seres antigos é uma ciência razoavelmente nova. Se nos prendermos a etimologia da palavra ‘pale’, significa ‘antigo’, ‘onto’ que dizer ‘ser’ e ‘logia’, ‘estudo’.
Significa o estudo dos seres antigos, dos seres que viveram em épocas passadas”, explica o professor Geraldo Jorge. “Mas como é que eles conseguem investigar os seres do passado? Através dos fosseis. e do grego ‘fossilis’ significa ‘extraído da terra’, nada mais são do que restos ou preservações totais de organismos que viveram no passado”.No laboratório de paleontologia, háoutras dezenas de fósseis: as marcas deixadas por uma serpente do mar e os sinais de uma das primeiras aves que surgiram no planeta, há 135 milhões de anos. Na resina de uma árvore, também chamada de âmbar, foi preservado o esqueleto de um mosquito que viveu na época dos dinossauros.
O professor Geraldo Jorge explica por que estudo dos fósseis é tão importante. “Seja no campo da biologia, da geografia, da geologia da economia nos poderíamos citar: fóssil é indicativo de área com interesse petrolífero, são provas irrefutáveis da evolução dos seres vivos”, afirma.“É inquestionável a existência de seres do passado e é inquestionável a existência de seres intermediários entre os grupos de animais conhecidos hoje.
Os fósseis nos permitem essa interpretação. Além disso, os fósseis são importantíssima ferramenta para a reconstituições ambientais”.
Veja mais em:

http://pe360graus.globo.com/videos/educacao-e-carreiras/biologia/2009/09/18/VID,12440,35,591,VIDEOS,879-FOSSEIS-PROVAM-EVOLUCAO-SERES-VIVOS-MUDANCAS-AMBIENTAIS.aspx

3 comentários:

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!