Bem Vindo!

Tradutor

Pesquise aqui!

Visite! Curta! E compartilhe com seus amigos!

Compartilhe!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Paleoarte


Paleoarte de Maurílio Oliveira



Paleoarte de Felipe Alves Elias

Paleoarte de Joe Tuccioarone


Paleoarte de Raúl Martín



Hoje em dia, é possível ver imagens, esculturas e até animações realistas de animais extintos há milhões de anos e jamais vistos por nenhum ser humano. Isso só pode ser feito graças ao trabalho de cientistas e artistas que, a partir de restos fossilizados, montam verdadeiros quebra-cabeças para chegar a uma representação realista do que teriam sido animais pré-históricos. Ao trabalho artístico aplicado na reconstrução desses animais, dá-se o nome de paleoarte. Os paleoartistas funcionam como mediadores entre os pesquisadores e o público, permitindo que visualizemos mamutes e tiranossauros como se ainda estivessem na Terra.
– A paleoarte faz a paleontologia parecer mais agradável, mais acessível e, em vez de ver apenas uma ossada, hoje o público pode ver uma representação mais interessante dos animais – diz Maurílio Oliveira, paleoartista do Museu Nacional da UFRJ e um dos pioneiros da arte no país. – Ela aproxima o público e os jovens, em especial, da ciência.
Pistas
No entanto, até os paleoartistas conseguirem transformar fósseis em arte, há um longo caminho a ser percorrido. O trabalho começa com as escavações, onde os paleontólogos descobrem os ossos e guardam em moldes, que só serão abertos nos laboratórios. Nessa etapa, começa o meticuloso processo de separação, quando a rocha é removida do fóssil e os pesquisadores analisam para ver de que animal os ossos vieram, sendo ele já existente ou uma espécie nova. Com base nesse trabalho científico, acompanhado de perto pelos paleoartistas, já é possível começar a reconstrução:
– Os fósseis têm marcas que dão pistas de como e onde o animal tinha músculos, ou como deveria ser a textura da pele – explica Maurílio Oliveira. – Apenas as cores ainda permanecem um pouco vagas, porque pigmentos não se preservam. Para conseguir a cor, comparamos as condições naturais dos animais pré-históricos com os que temos hoje e criamos um padrão.
De acordo com Maurílio Oliveira, a paleoarte surgiu junto com a própria descoberta dos fósseis, pois logo os cientistas viram a necessidade do auxílio de artistas para fazer essa ponte entre a ciência e o público geral. No Brasil, no entanto, essa história é bem mais recente. Segundo Oliveira, a necessidade de explorar esse campo, antes composto por artistas estrangeiros, só ganhou realmente o país com a grande exposição “No Tempo dos Dinossauros”, realizada em 1999 no Museu Nacional da UFRJ.
Mas a paleoarte brasileira já cresceu muito desde então, ganhando mais investimentos, exposição e até mesmo reconhecimento internacional. Maurílio Oliveira, que recebeu o primeiro lugar no Congresso Internacional de Ilustração de Dinossauros em Portugal de 2005, afirma que sempre há obras brasileiras sendo expostas no exterior:
– Temos know-how, e as premiações vêm para mostrar isso – ressalta Oliveira. – Alguns países podem até ter mais recursos financeiros, mas talento não falta aqui.
No entanto, nem todo dinossauro em forma de objeto é uma obra de paleoarte.
Oliveira ressalta que, enquanto um brinquedo infantil de dinossauro tem a única proposta de entreter e, portanto, não segue um rigor científico, as esculturas da paleoarte são totalmente embasadas nas descobertas paleontológicas. Da mesma maneira, outro ícone da popularização dos animais pré-históricos, a superprodução “Jurassic Park”, de Steven Spielberg, não pode ser considerada paleoarte:
– O Jurassic Park serviu à paleontologia no que diz respeito à divulgação, pois atraiu muita atenção para o tema, mas é preciso separar as coisas – comenta Oliveira. – Eles até fizeram uma consultoria científica, mas, pelo efeito cinematográfico, acabaram retratando fatos fantasiosos, como o dinossauro que tem a “gola” de pele. Realmente, a gola é fantástica, mas não há vestígios de que tenha existido.
---------------------------------------
Fonte: JB online ( Texto)

7 comentários:

  1. Olá dino world
    eu quero ser parceiro do seu blog, pois achei muito legal

    meu blog é sódinossauros.blogspot.com

    ok?
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Tbm quero entrar em parceria
    eu so o likosaurus

    ResponderExcluir
  3. ah,esqueci,mas vc quer q eu faça um banner oficial pra vc?

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Vou fazer um banner aí nos fazemos parceiria, ok?
    Flw

    ResponderExcluir
  5. Ok,mas e aquele que ta no ikesaurus? não pode ser esse?
    (coloquei um chat ontem,quiser pode ir lá)
    Quiser eu mesmo faço um bem foda pra colocar ali em cima

    ResponderExcluir
  6. Vo coloka akele link-me,pode ser?
    Se não gosta,eu tiro rapidinho,ou se eu vê q não é isso,eu tento d novo...

    ResponderExcluir

Leia mais sobre o assunto!

Related Posts with Thumbnails

Produtos do Blog Dino World!

Olá a todos!

Em breve você poderá comprar produtos do Blog, serão revistas, postêrs entre outros.
Qualquer dúvida envie um e-mail para ericdrio.jp@hotmail.com.

Fique atento!



Visitem!

Visitem!
O meu Blog sobre biodiversidade atual!