Dados principais
Nome Cíentifico: Elasmosaurus
Comprimento: 14 metros
Comprimento do pescoço: 8 metros
Período: Cretáceo
O Elasmossauro foi um Plesiossauro. Não pense que ele é um dinossauro, é um réptil marinho. Ele era enorme, chegando a medir 14 metros de comprimento, seu pescoço era tão longo que alcançava 8 metros. Mas para sobreviver nos mares pré-históricos não bastava ter apenas tamanho exagerado... um de seus principais inimigos era o Kronosaurus de corpo robusto e mandíbula grande, medindo 9 metros de comprimento, o que significa que mesmo ele sendo gigante não era tão forte, pois seu corpo era muito esguio e sua mandíbula muito pequena, e isso o proporcionava a caçar apenas peixes de pequeno porte.
Há mais sete espécies descritas dentro do género Elasmosaurus.Os primeiros fósseis de elasmossauro foram descobertos em 1868 por Edward Drinker Cope.
O Elasmossauro tinha um corpo em formato de tonel e pequeno em relação ao resto do réptil, com nadadeiras largas e achatadas, e um pescoço muito longo (70 vértebras) seguido de uma cabeça de 60 centímetros, mas com dentes afiados o que sugere que ele se alimentava de peixes, belemites e amonites.
O Elasmossauro utilizava seu pescoço para diversas especialidades. A principal é a facilidade em caçar suas presas, ele não era tão rápido, mas com seu pescoço longo ele podia capturá-las de surpresa, além de procurá-las em lugares em que o corpo não passava. Animais voadores quando caçavam suas presas poderiam se aproximar do mar, assim o Elasmossauros também aproveitava a chance para expandir o seu cardápio.
O pescoço do Elasmossauro também era usado para dar equilíbrio quando o animal ficava em terra para botar ovos por exemplo.
Fontes:
- Wikipédia
- Fasciculos Salvat; Edição 9.
legal
ResponderExcluir