Archosauria, também conhecidos como Avesuchia, constitui um grupo de répteis que se destaca dos demais pela sua importância tanto atual como no passado. Trata-se de um grupo que surgiu no início da Era Mesozóica (Triássico Médio - ha ca. 235 milhões de anos) e que, rapidamente, se espalhou pelos diversos continentes, onde se tornaram os vertebrados dominantes. Atualmente este grupo é representado por crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais) e aves. No passado, no entanto, os arcossauros eram mais diversificados e, além de crocodilianos e aves, eram representados pelos pterossauros (répteis voadores), por diversas formas de dinossauros e outros grupos menos conhecidos.
Os arcossauros incluem basicamente os crocodilos e os dinossauros (inlcuindo as aves, suas descendentes) e todos os seus extintos parentes, como os pterossauros, os aetossauros e os rauisuchia.
Eles se dividem em dois grandes grupos: Crurotarsi, que inclui todos os arcossauros mais próximos dos crocodilos que dos dinossauros; e Ornithodira (ou Avemetatarsalia), que inclui todos os arcossauros mais próximos dos dinossauros (e portanto também das aves) que dos crocodilos.
Acredita-se que os arcossauros tenham surgido no final do períodod permiano, sobrevivido à catastrófica extinção em massa que marcou o final do período e se tornado as criaturas dominantes durante toda a Era Mesozóica. No final dessa era porém, outra extinção em massa, a Extinção K-T extinguiu boa parte dos grupos, deixando apenas dois sobreviventes: os crocodilianos, e um grupo particularmente curioso de dinossauros: as aves.
Apesar de terem começado como carnívoros predadores, muitos grupos distintos de arcossauros se tornaram herbívoros independentemente, incluindo os aetossauros, alguns crocodilianos e vários tipos de dinossauros.
Fonte:
Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário