HISTÓRIA
O Hadrosaurus foi encontrado em 1858 em um poço de argila pela primeira vez pelo caçador de fósseis chamado William Parker Foulke, desde lá outros fósseis desse gênero foram encontrados, em Alberta - Canadá e Nova Jersey - Estados Unidos.
Esses fósseis encontrados por Foulke foram enviados para o cientista Joseph Leidy, que deu o nome do novo de: Hadrosaurus. Os dentes dele assemelhava-se com os do Iguanodon, e na época teve a teoria que ele tivesse um aspecto parecido com um de rinoceronte, mas Leidy notou que com braços curtos e pernas traseiras mais longas ele poderia ficar bípede ou quadrúpede. Ele ficaria bípede para alcançar folhas mais altas ou se preparar pra uma fuga, e de quatro para comer plantas rasteiras ou caminhar normalmente.
Por um tempo pensou-se que os Hadrosaurus tinham um extinto parecido com o dos anfíbios, ficando grande parte do tempo na água e alimentando-se de plantas aquática, mas em 1922 o conteúdo do estômago de um hadrosaurus foi analisado e descobriu-se que alimentava-se principalmente de plantas terrestres e vivia quase todo o tempo na terra e usava zonas de água ocasionalmente.
Desenho antigo de hadrosaurus, de forma errada
ANATOMIA
O Hadrosaurus podia crescer até 10 metros de comprimento, equivalente a um ônibus, por toda extensão de suas costas ele havia hastes ósseas cruzadas entre si, para sustentar sua forte coluna vertebral. Seu corpo pesado precisava de um apoio firme, seu apoio era suas pernas parecidas com pilares, além de tornozelos fortes e os três dedos dos pés eram grandes e afastados, fazendo com que ele tivesse uma ótima base ao solo.
Esqueleto de Hadrosaurus
Ilustração de Hadrosaurus
Hadrosaurus alimentando-se de folhas no alto de uma árvora, repare que o animal está bípede para facilitar o alcançe.
Os Hadrosaurus viviam em bando para maior proteção, os adultos em contorno com os menores no meio, pois naquela época há 80 milhões de anos, havia predadores perigosos como os tiranossaurídeos e alguns dromaeossaurídeos. No Desfiladeiro Rio da Paz, por exemplo, foram encontradas pegadas de Hadrosaurus e carnívoros, o que sugere que aquela parte de terra não era pacífica como diz no nome.
Além desse estilo de fuga, os Hadrosaurus quando viam um predador também procuravam água onde poderiam fugir nadando, usando a cauda como remo até chegar em um lugar seguro, mas na água poderia encontrar outros predadores como o terrível crocodilo Deynosucos.
Hadrosaurus em uma lagoa, loca onde podem fugir.
Hadrosaurus atento.
Nome:
Hadrosaurus
Comprimento:
8 á 10 metros
Altura:
4,6 metros
Peso:
3,2 toneladas
Viveu há:
80 milhões de anos atrás
Viveu na:
América do Norte
Comparação de tamanho entre um Hadrosaurus e um homem
Reino:
Animalia
Filo:
Chordata
Classe:
Reptilia
Superordem:
Dinosauria
Ordem:
Ornithischia
Subordem:
Ornithopoda
Infraordem:
Iguanodontia
Família:
Hadrosaurídae
Género:
Hadrosaurus
Espécie:
H. foulkii
Outros da família: Hadrossauros
-----------------------------------------------------------
Fonte:
Fascículos Globo
Wikipédia
-----------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário