O Iguanodon, que significa "dente de iguana", viveu no ínicio do período Cretáceo e foi um herbívoro que chegava a medir 9 metros de comprimento e pesar 4,5 e alcançava cerca de 31km/h.
Gideon Mantelli foi quem descobriu o primeiro exemplar de Iguanodon. Inicalmente ele pensou que era um dente de Iguana e em seu primeiro desenho ele representou uma Iguana e não extamente o dinossauro que temos ideia que é atualmente. Através de muito estudo ele descobriu que o dente era de um animal herbívoro, e enfim, o representou como um dinossauro.
Como a maioria dos estudiosos representavam os dinossauros, também pensavam que o Iguanodon andava com a cauda no chão e outro erro foi pensarem que o seu característico polegar era como um chifre. Porém hoje em dia sabe-se que ele andava geralmente de modo bípede, mas também podia ficar de quatro, mas sua cauda ficava suspensa no ar, servindo como um contra-peso.
Sua principal característica era o seu polegar, ele o usava para se defender dos carnívoros. Outra forma de fugir provavelmente era correndo, pois relativamente ele era rápido, chegando a 31 km/h.
A 7 espécies conhecidas de Iguanodon, sendo elas:
- Iguanodon anglicus;
- Iguanodon atherfieldensis;
- Iguanodon bernissartensis (espécie que deu nome ao gênero);
- Iguanodon dawsoni;
- Iguanodon fittoni;
- Iguanodon hoggi;
- Iguanodon lakotaensis.
Classificação Científica
Filo: Chordata
Classe: ReptiliaSuperordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Ornithopoda
Infraordem: Iguanodontia
Gênero: Iguanodon
Fontes:
- Wikipéida
- Fascículos "Dinossauros - Globo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário