Viveu há entre 20 mil a 50 mil anos na ilha das Flores, o mesmo local na Indonésia onde viveram os Homo florensiensis, mais conhecidos como hobits, uma vez que a sua baixa estatura faz lembrar as criaturas retratadas na saga “O Senhor dos Anéis”. Os fósseis pertencentes a um pássaro gigante e já extinto, de quase dois metros de altura e cerca de 16 quilos de peso, acabam de ser descobertos nas grutas de Liang Bua naquela ilha indonésia, noticia El Mundo.
Embora não haja provas que o confirmem, os investigadores não excluem a hipótese de os hobits terem feito parte da dieta desta cegonha gigante, semelhante à grande cegonha africana, segundo um estudo publicado no Zoological Journal of the Linnean Society. Os exemplares desta espécie, denominada Leptoptilos robustus, eram mais altos e mais robustos do que as cegonhas actuais. É a primeira vez que se encontram fósseis de uma ave com estas caracteristicas na ilha das Flores.
Hanneke Meijer, do Museu Nacional de História Natural de Leiden (Holanda), e Rokus Due, do Centro Nacional de Arqueologia de Jacarta (Indonésia), encontraram restos fossilizados de quatro ossos que acreditam pertencer ao mesmo indivíduo. Tratava-se, seguramente, de um animal terrestre, uma vez que o seu tamanho e robustez sugerem que não voava.
Os investigadores sustentam que muitas das espécies que viviam apenas em ilhas – como os elefantes e os ratos gigantes – evoluiram e alteraram o seu tamanho, para maior ou mais pequeno, um fenómeno conhecido como “efeito ilha”. Como sublinham os autores desta investigação, este fenómeno tem sido muito menos estudado nas aves do que nos mamíferos.
Os cientistas acreditam que a Leptoptilos robustus se extinguiu no final do Pleistoceno. Embora esta seja uma região muito rica em biodiversidade, têm sido encontrados muito poucos fósseis de aves.
Fonte:
- Jornal de Notícias - Os Bichos
Nenhum comentário:
Postar um comentário