Nome científico: Giganotosaurus
Significado do nome: "Lagarto Gigante do Sul"
Comprimento: 14 metros de comprimento
Peso: 12 toneladas
Encontrado na: América do Sul
No período: Cretáceo (90 milhões de anos atrás)
O Giganotosaurus foi um terópode de grande porte que viveu na América do Sul no período Cretáceo, seu nome significa "Lagarto Gigante do Sul".
Ele foi nomeado por Ruben Caroline em 1993, um caçador de fósseis amador que o descubriu na Patagônia argentina no Rio Lamay, daí o nome Giganotosaurus Caroline. Rodolfo Coria e Leonardo Salgado publicaram a descoberta do animal na revista Nature em 1995.
As partes encontradas em uma ossada do Giganotosaurus foram as seguintes:
Pré-Maxilar;
Maxilar;
Nasal;
Lacrimal;
Pós Orbital;
Caixa Craniâna;
Dentes;
Vértebras Cervicais;
Vértebras Dorsais;
Vértebras Caudais;
Chevrons;
Escápula;
Ílio;
Coracóide;
Púbis;
Ischia;
Fêmures;
Tíbia;
Fíbula;
Metatarsos;
Pedal Elementos.
Seu crânio chegava a 1,95 metro, porém ele possuía um cérebro menor que o do Tyrannosaurus por exemplo. Seus dentes eram feitos mais para corte do que esmagamento, o que tornou sua mordida fraca em relação aos demais carnívoros de seu porte. Acredita-se que ele tinha um olfato apurado.
O Giganotosaurus é o maior terópode encontrado até hoje, com tamanho quase igual ao do Spinosaurus, mas com mais massa muscular.
Eles poderiam caçar em grupo e matar até um Argentinosaurus, saurópode de mais de 35 metros.
Classificação Assim como o Mapusaurus, Tyrannotitan e óbviamente o Carcharodontosaurus, o Giganotosaurus é da família dos Carcharodontossauros. Em 2006 Coria e Currie descobriram o Mapusaurus e criaram a subfamília: Giganotosaurinea; e colocaram o próprio carnívoro e o Giganotosaurus nessa subfamília. Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia Superordem: Dinosauria Ordem: Saurischia Subordem: Theropoda Infraordem: Tetanurae Micro-ordem: Carnosauria Família: Carcharodontosauridae Subfamília: Giganotosaurinea Gênero: Giganotosaurus |
Fontes:
- Dino Data
- Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário