A equipa de paleontólogos liderada por Nicholas Longrich, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, fez a descoberta de uma série de fósseis de ossos de crânio e concluiu que se trata de um novo gnero e também de uma nova espécie de pachycephalosaurus, um grupo bípede de ossos cranianos volumosos. Os paleontólogos batizaram a nova espécie de Texacephale langstoni. O primeiro nome significa "cabeça do Texas" (região onde foi encontrado) e o segundo é uma homenagem ao paleontólogo e professor já reformado da Universidade do Texas Wann Langston.
A nova espécie vem juntar-se à lista de cerca de uma dezena de dinossauros conhecidos que tinham protuberâncias ósseas no alto do crânio.
De acordo com Nicholas Longrich, esta particularidade poderia estar associada a recontros entre os animais, tal como acontece ainda hoje com algumas espécies que lutam enfrentando-se de cabeça. A descoberta desta espécie vem, por outro lado, reforçar a ideia de que os dinossauros encontrados no Canadá e no Norte dos Estados Unidos eram diferentes dos seus vizinhos sulistas. "Em vez de povoarem todo o continente norte-americano, vemos bolsas de dinossauros que eram muito diferentes entre si e estavam isolados uns dos outros", explicou Nicholas Longrich, citado pela Science Daily.
Fonte:
- DN Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário