Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Museu de Paleontologia no Vale dos Dinossauros

Uma reunião na tarde desta quarta-feira discutiu detalhes do projeto de construção de um museu de Paleontologia no Vale dos Dinossauros, na cidade de Sousa, sertão da Paraíba. O encontro aconteceu no escritório da arquiteta Sandra Moura e reuniu, além da arquiteta, o deputado federal Marcondes Gadelha (PSC) e o secretário de Turismo do Estado, Romeu Lemos.


O deputado Marcondes Gadelha, que já destinou emenda do Orçamento Geral da União, adiantou alguns poucos detalhes do projeto que, segundo ele, encontra-se em fase de desenvolvimento. “O museu contará com algumas alas. A primeira delas levará os visitantes ao local das pegadas”. De acordo com o projeto na reunião, “os turistas caminharão por uma passarela de vidro construída sobre as pegadas, refazendo o caminho percorrido pelos dinossauros há milhões de anos”, revelou Marcondes.


O caminho segue e a próxima ala revela uma grande floresta artificial com vegetação e características da era jurássica. “Será um cenário exuberante, reproduzindo o ambiente em que os sauros viveram e dominaram o mundo por tanto tempo”, explica o deputado. A partir daí será reconstituída a vida dos dinossauros sobre a terra. “Partiremos da molécula de DNA passando pela evolução da espécie até chegar ao Tiranossauro Rex, maior representante dos dinossauros sobre a Terra”.


Marcondes explica que a cada nova ala o visitante será surpreendido e conhecerá um pouco mais sobre todo o período em que os dinossauros habitaram este planeta. “Haverá uma sala dedicada às réplicas dos animais. Vários animatronix (bonecos animados) darão a dimensão do porte dos dinossauros”. Sem querer se aprofundar no detalhes, o deputado revelou uma das atrações desta ala. “Haverá até um enfrentamento entre sauros nesta área do museu. Tudo com riqueza de detalhes para que as pessoas possam realmente se sentir como parte do mundo jurássico”.


O passeio continua por outras salas temáticas. A última delas representará a controversa extinção dos dinossauros. “Há quem fale em um meteoro que teria devastado a Terra e junto com ela dos dinossauros. A verdade é que não se sabe ao certo como estes seres fascinantes foram varridos do planeta”. Esta ala será uma sala de absoluto silêncio, “remetendo ao fim dos dinossauros”, disse Marcondes.

O museu contará ainda com salas de projeção em terceira dimensão, lanchonetes, salas de internet, “tudo pensado para trazer conforto aos turistas que visitarem nosso museu. O projeto ainda não tem um custo definido, mas já recursos destinados e o deputado Marcondes Gadelha garante que haverá dinheiro para a obra. “Já coloquei uma emenda no ano de 2009 e colocarei outra maior em 2010. Além desses recursos haverá a participação de alguns Ministérios ligados ao projeto, do Governo do Estado e, pretendemos, da iniciativa privada”, finaliza Marcondes.

Fonte:
  • Paraíba.com.br

Um comentário:

  1. Opa joia?
    Um presente que recebi e estou dando pra vce! um novo selo! parabens pelo blog!

    http://3.bp.blogspot.com/_DS9uxZ-bFXU/S123MIFrqvI/AAAAAAAABVw/bnnigmi6DiI/s1600-h/T_-_Rex_1___JPEG.jpg

    abrço!

    ResponderExcluir