Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pesquisas indicam que dinossauros tiveram origem na América do Sul

«Tawa hallae» o novo dinossauro carnívoro


Uma nova espécie de dinossauro foi encontrada no estado de Novo México, Estados Unidos da América. Os fósseis revelam que os dinossauros carnívoros habitavam o planeta há 230 milhões de anos.
O estudo agora publicado na revista «Science» vem também apoiar a hipótese de que os estes antigos senhores da Terra apareceram originalmente no território que hoje ocupa a América do Sul e que pouco depois se dispersaram pelo resto do mundo, que na época era um só continente, a Pangeia.
Sterling Nesbitt, investigador da Universidade do Texas, liderou a equipa que estudou o esqueleto praticamente completo deste dinossauro que media 70 centímetros de altura e dois metros de comprimento, do focinho à cauda.
A descoberta desta espécie, baptizada como Tawa hallae (em homenagem aos indígenas sul-americanos Hopi que chamam Tawa ao seu deus do Sol) preenche uma lacuna de ligação entre o grupo de grandes carnívoros do período Jurássico, os terópodos Tiranossauro rex e o velociraptor, e os seus ancestrais, como o herrerassauro.
As duas espécies – o Tawa e o herrerassauro – compartilham bastantes traços, especialmente em relação à morfologia da cintura. No entanto, o Tawa tem características dos terópodos que não existem no herrerassauro, como bolsas de ar localizadas ao longo da espinha dorsal.
Quando a espécie evoluiu para os neoterópodes do período Jurássico, foram mantidas algumas características comuns a todas as espécies, como as grandes mandíbulas, dentes de carnívoros e alguns traços pélvicos.
Os fósseis, encontrados em 2004 na zona de Ghost Ranch, oferecem também pistas de como estes animais se dispersaram pelo planeta.
Há mais de 200 milhões de anos, no período Triásico, os dinossauros viviam no supercontinente Pangeia que mais tarde se fragmentou para dar origem aos continentes tais como hoje são conhecidos.
Os investigadores acreditam que os grandes grupos dos primeiros dinossauros puderam passar para a parte da Pangeia, que se tornou a América do Norte, no fim do período Triásico. Por alguma razão, apenas os carnívoros se adaptaram ao clima norte-americano.

Sterling Nesbitt, investigador da Universidade do Texas

Fontes:

  • Ciência Hoje

4 comentários:

  1. Excelente blog sobre dinossauros, gostaria de lhe propor uma parceria,
    eu o pego seu banner e coloco no meu e voce faz o mesmo com meu banner, ai vai o link do meu blog:

    http://wwwblogciencia.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ae vai outro link com o codigo:
    http://rapidshare.com/files/324555425/codigo.txt.html

    ResponderExcluir
  4. gostei do seu blog, tambem gosto de dinossauros e de animais.

    ResponderExcluir