Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Garras de dinossauros

As garras eram muito úteis para os dinossauros, vamos começar falando um pouco sobre a ultidade das garras para os dinossauros herbívoros. Os hadrossauros tinham garras arendondadas em dedos grandes usavam-as para pegar folhas e as ajudar no nado.

Já os saurópodes tinham uma grande garra em seus pés que quando iria se defender, erguia-se nas patas traseiras e chutava o adversário.

O mutaburrasaurus, um iguanodontídeo, por exemplo tinha no seu polegar uma unha em forma de garra que usava para cortar caules e defender-se dos predadores.

A mais impressionante garra é a do therezinosaurus que chegava há 80 cm, no ínicio pensavam-se que ele era um animal carnivoro e as usavam para caçar, mas depois de encontrar fósseis desse animal viram que na maior parte do tempo ele era herbívoro e as usava para defender-se e para destruir ninhos de insetos para se alimentar.






Os dinossauros carnívoros usavam suas garras para caçar.O megalosaurus por exemplo usava suas garras para capturar as presas com suas patas dianteiras providas de 3 garras, e as garras nas patas traseiras serviam para ficçar suas grandes patas no chão assim como outros terópodes.

Os tiranosaurídeos que tinham pequenas garras em seus pequenos braços em relaçao ao corpo não se sabe ao certo para que servia.



Já os raptores tinham garras terríveis que usavam para dilacerar suas presas, como principal arma suas garras em forma de foice no pé que chutava a presa até abrir sua carne.


Onívoros como por exemplo o oviraptor usava suas garras para quebrar ovos.

Ornitomimosaurus usavam suas garras para capturar insetos e pequenas presas, e suas garras do pé para dar força e estabilidade, alcançando altas velocidades.

Um comentário: