Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ciência superestimou tamanho de dinossauros

..A direita apatossauro: 20 toneladas a menos, segundo estudo..

Eles não eram tão grandes assim. Muitos dinossauros, segundo pesquisadores, nunca tiveram os cálculos de suas massas feitos de maneira acertada.
Publicado no Journal of Zoology, da Sociedade Zoológica de Londres, o artigo
Allometric equations for predicting body mass of dinosaurs defende a tese de que o modelo estatístico usado há mais de 25 anos por paleontólogos apresenta falhas graves em sua metodologia.

Gary Packard, criador da teoria e um dos mestres da Universidade do Estado de Colorado, nos Estados Unidos, diz ter percebido os erros ao reexaminar dados das amostras originais que serviram de referência para a produção do modelo.
Alguns dinossauros podem ter tido menos da metade do peso corporal do que se achava, dizem os cientistas, que apontam para uma necessidade reestruturação no estudo biológico dos animais.

Muitas teorias, como o metabolismo enérgico dos animais e os meios que usavam para obter alimento e se locomover terão de ser revistos.

A espécie Apatosaurus louisae, por exemplo, uma das maiores já descobertas, pesaria 18 toneladas, e não 38 toneladas, como se achava no início.
Styracosaurus, por sua vez, não teria 4,2 toneladas de massa, e sim, 3,3 toneladas. Já o Diplodocus passaria de 5,5 toneladas para 4 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário