Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013!

O Blog Dino World deseja a todos os seus seguidores e leitores um feliz 2013, com muita saúde e paz!

Tiranossauro / Tyrannosaurus


O Tyrannosaurus rex é o dinossauro mais conhecido popularmente. Seu nome significa "rei dos répteis tiranos", ele viveu no final do período Cretáceo e era o terópode mais temido de sua região.

Este dinossauro poderia caçar dinossauros de qualquer porte e também se alimentava de carniça, com o herbívoro ceratopsiano Triceratops provavelmente ele travava lutas históricas.

O Tiranossauro alcançava 14 metros de comprimento e 5,8 de altura, suas pernas eram grandes e fortes, características de grandes terópodes, já suas patas dianteiras eram pequenas e simplesmente inúteis não podendo por exemplo alcançar nem sua própria boca. Sua mandíbula tinha 1,2 metro de comprimento e possuía dentes grandes e curvos para trás para arrancar grandes nacos de carne de suas presas.

O rex viveu no final do período cretáceo, principalmente América do Norte e provavelmente presenciou o final dos dinossauros. Onde ele vivia, na América, haviam zonas montanhosas, uma área quente e tempestuosa o que nega o que diz na teoria que o Tiranossauro fica confuso com chuva como é apresentado no livro "O Parque dos Dinossauros".

Em fósseis do Tiranossauro notam-se marcas de batalhas travadas com herbívoros da época e de entre eles mesmos, por território, caça ou acasalamento.

A maioria das pessoas acreditam que o rex foi o maior e mais forte dinossauro carnívoro que já viveu, mas essa ideia está incorreta, pois haviam maiores como o Espinossauro e o Giganotossauro.


No gênero Tiranossauro, ocorria o dimorfismo sexual, tendo sido verificado em fósseis que haviam dois tipos de corpos diferentes, um robusto e outro mais gracioso. Acredita-se que o mais robusto era o da fêmea pois em diferenças morfológicas como por exemplo a pélvis mais larga para permitir a passagem dos ovos, tal como acontece nos crocodilos.

Postura: desde que foi descoberto(1902) pensava-se que o Tiranossauro andava como um tripé com a cauda apoiando no chão, já em 1970 percebeu-se que aquela postura estava incorreta pois resultaria em fraturas e enfraquecimentos em articulaçes. Apesar de tudo isso só na década de 1990 com o filme Jurassic Park que a postura certa foi apresentada. Hoje sabe-se que o Tyrannosaurus andava paralelo ao chão e usava a cauda como contrapeso.

Estimativa de crescimento: comparando os fósseis de diferentes espécimes de Tiranossauro, cientistas puderam fazer várias estimativas de crescimento do animal. O T-Rex crescia muito rápido, principalmente quando chegava à puberdade, o que acontecia aos quatorze anos. Entre essa idade e sua maturidade (dezoito anos) ele explodia na velocidade de crescimento: passava de seis metros de comprimento e duas toneladas para quatorze metros de comprimento e mais seis toneladas.

 O Tiranossauro sem dúvidas é o dinossauro mais famoso popularmente. Desde antes dos sucessos de bilheterias "Jurassic Park" ao lado do Triceratops, ele era famoso entre crianças e adultos. No filme de direção de Steven Spilberg, ele foi o protagonista no 1 e 2. Nos jogos da franquia ele sempre tem presença garantida. Além disso ele aparece em muitos documentários e tem a maior diversidade de brinquedos e bonecos.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Secernossauro / Secernosaurus



Este herbívoro de médio porte viveu no que hoje seria a América do Sul, mais especificamente a Argentina. O Secernossauro era um hadrossaurídeo, um dinossauro "bico-de-pato".



De alimentação herbívora, ele poderia caminhar de forma bípede ou quadrúpede, como seus familiares. Um fato raro, foi que ele é o único dinossauro "bico-de-pato" que viveu na Godwana, já que seus parentes viveram todos em outros locais do mundo, seu nome deriva-se disso, já que "secerno" significa "separado" em referência a ser o único a ser achado na parte "cortada" do gigante continente.


O Secernossauro chegava a 4 metros de comprimento e até 2 de altura, pesando cerca de 800 quilos. Ele foi encontrado na Argentina,  no Lago Colhué Huapi na Formação Bajo Barreal (anteriormente "Laguna Palacios" na Formação de São Jorge), Chico Rio, Chubut,  e recolhidos por JB Abbott em 1923. Os fósseis encontrados consistem em um par de vértebras, alguns ossos do braço, uma omoplata, osso da canela, pedaços de pélvis, e uma caixa craniana parcial.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Braquiossauro / Brachiosaurus

O Braquiossauro foi um saurópode do período Jurássico. Herbívoro, como todos braquiossaurídeos ele tinha uma postura mais "ereta", com as pernas dianteiras maiores que as traseiras, foi descoberto no oeste dos Estados Unidos, sul da Europa e África.


Arquivo: Brachiosaurus DB.jpg

*Descoberta

Braquiossauro, ou Brachiosaurus, nome científico, foi descoberto na formação Morrison, mais especificamente na Bacia Brushy, no Rio Colorado, no oeste dos Estados Unidos.

Em 1883 foi descoberto o primeiro fóssil de Braquiossauro, um crânio, nos Estados Unidos. Entre os primeiros estudos o crânio foi relacionado a um Brontossauro, com estudos com posteriores, o veredicto foi descoberto.

Após as descobertas ele foi enfim batizado em 1903 por Riggs Hill. Seu fóssil mais completo está exposto no Museu de História Natural de Chicago.


Arquivo: FMNH Brachiosaurus.JPG

*Anatomia

Sendo um saurópode braquiossaurídeo  o Braquiossauro chegava a 25 metros de comprimento e 15 metros de altura, seu peso era de 90 toneladas.

Ele tinha as pernas dianteiras maiores que as traseiras e seu quadril era mais largo em relação a maioria dos saurópodes. Sua cauda relativamente curta, e grossa, fazia contrapeso com o pescoço que crescia de um ângulo agudo, deixando-o com uma postura mais ereta. Assim ele não podia se erguer na pernas traseiras com o outro saurópode Diplodocus.


*Alimentação

Sua alimentação se baseava em coníferas, entre outros vegetais de grande porte, as folhas retiradas para seu consumo estava sempre à cerca de 4 metros ou mais do solo, já que seu pescoço de 9 metros se estendia a quase 15 metros de altura., sua quantia de alimentação era de cerca de 300 quilos de material vegetal por dia, alguns estudos dizem que ele poderia engolir rochas para ajudar em sua digestão.



*Predadores

O Braquiossauro não tinha um predador principal, já que seu tamanho evitava com que carnívoros o atacassem. Sua forma de defesa baseava-se em andar em bandos e em casos extremos ele poderia usar sua grande garra (uma em cada pata) para "chutar" seus oponentes. Porém o dinossauro que o atacava ocasionalmente e na maioria das vezes em grupo também era o Allosauro, predador de 12 metros de comprimento, maior de todo seu período (Jurássico).