O protoceratops viveu há 90 milhões de anos atrás na Mongólia, ele tinha 2,5 de comprimento e 1 de altura, como em sua época havia muitos predadores como por exemplo velociraptor e tarbosaurus sua procriação era em alta como exemplo disso foram encontrados ovos fossilizados no deserto da Mongólia e em um dos ninhos foi encontrado no lado um fóssil de oviraptor que provavelmente estava roubando o ninho e um dos pais protoceratops furioso o matou para proteger os ovos.
Apesar de não ser muito grande o protoceratops não era uma presa fácil pois ele tinha uma cauda grossa, cabeça pesada com um escudo ósseo e pernas fortes, apesar de não parecer ligeiro ele poderia ser rápido para fugir de perigo e proteger seu ninho.
Seu bico era recurvado e seus músculos da mandíbula eram fortes e junto com seus dentes em formato de tesoura ele comia caules e folhas mais duras nas vegetações rasteiras.
Seu escudo ósseo servia provavelmente para atrair a fêmea na época de acasalamento e como outros animais eles também lutavam por elas com fortes cabeçadas até que um fosse nocautiado.
Um dos casos mais famosos de achados de protoceratops foi de um a luta entre ele e o velociraptor, os dois fósseis estavam em posições de luta, os cientistas acreditam que eles podem ter morrido por um ter matado o outro, pois o protoceratos pode ter o esmagado com seu peso e suas fortes pernas e o velociraptor com garras e mordidas, outra hipótese é que tenham sido soterrados por uma forte tempestade de areia o que era comum no deserto.
FICHA TÉCNICA:
- Tamanho comp.: 1,8 até 2,5
- Viveu na: Mongólia
- Alimentação: Herbívora
- Nome cíentifico: Protoceratops
------------------------------------------------------
Fontes: